Empreendedorismo

Como identificar oportunidades de mercado

Facebook
WhatsApp
Email

Por Andréa Cordeiro

oportunidades de mercado

Nós brasileiros somos bastante criativos e sempre temos boas ideias de negócios, porém nem toda ideia é uma oportunidade de mercado, pois essa tem que estar ligada a uma necessidade e/ou desejo das pessoas e, principalmente, tem que ser viável economicamente.

Muitas pessoas têm o sonho de abrir o seu próprio negócio e não sabem por onde começar.  Elas têm dúvidas quanto ao ramo de atividade que deve investir, quanto vai custar, em quanto tempo terá retorno e, principalmente, definir qual o melhor negócio a ser implantado. Para que estas dúvidas sejam respondidas é necessário que você se avalie e faça uma reflexão da sua capacidade profissional e habilidades profissional e empreendedora.

No segundo momento é preciso observar o mercado e suas tendências. Aqui você deve decidir qual o melhor local para abrir o novo negócio a partir da escolha do público-alvo e entender as mudanças do mercado como: as famílias estão menores (Revista Veja Edição 2071), mulher no mercado (http://www.ibge.gov.br – Pesquisa Mensal de Emprego 2012), população mais velha (www.globo.com – G1 Mundo/ Aumento da população no mundo), melhora na qualidade de vida dos brasileiros (www.abqv.com.br), falta de tempo das pessoas (www.globo.com), economia estável (www.bc.gov.br), aumento do poder aquisitivo das classes C e D (http://varejo.espm.br), dentre outras.

Depois desta primeira etapa você deve fazer uma análise do ambiente externo, quer dizer, olhar para fora da empresa. Você vai ter que pesquisar sobre as variáveis tecnológicas, sociais, políticas legais e econômicas, para assim, escolher a melhor oportunidade de negócios. Ver http://www.br.nielsen.com e http://consumidormoderno.uol.com.br. Esta é uma ação imprescindível para o planejamento de qualquer empresa independentemente do seu ramo de atividade. Este ambiente é uma fonte inesgotável de informações que servem de suporte para a tomada de decisão do empreendedor, pois sofre constantes modificações e, consequentemente, oferece muitas oportunidades para os observadores que estiverem mais atentos.

Mas, vamos entender melhor cada variável: tecnológica, social, político legal e econômica.

Tecnológica: a tecnologia facilitou a vida pessoal e profissional das pessoas com o acesso à banda larga e a internet móvel.  Tais mudanças melhoraram a relação com o consumidor e, principalmente, a forma de compra de produtos e serviços disponíveis no mercado local e/ou virtual.

Por isso, você empresário deve estar atento para as inovações que estão surgindo, pois pode afetar o seu mercado, quer dizer, o seu negócio. Por exemplo: você é dono de uma empresa que vende biscoitos mineiros. E para aumentar o faturamento é preciso que suas máquinas tenham uma tecnologia de ponta, pois elas têm que ser rápidas e modernas. Nota-se que haverá uma diminuição no custo de produção, agilidade no processo produtivo e aumento na quantidade de produtos fabricados por dia. Com isso, sua empresa conseguirá diminuir a entrada de novos concorrentes. A inovação induz a conclusão de que você empreendedor deve buscar diariamente novas maneiras de gerir o seu negócio sob pena de ficar obsoleto e ver diminuir o seu potencial de ganho.

 Social: as oportunidades sociais advêm da própria sociedade. São os padrões sociais que vão se modificando com o passar do tempo e, com isso, refletem no comportamento do consumidor. Os acontecimentos, eventos, festas, sazonalidades, costumes regionais, dentre outros, também oferecem oportunidades.

Política legal: as oportunidades políticas legais são as que o Estado oferece por intermédio das Leis e das suas ações políticas. Uma Lei que crie um incentivo fiscal para um grupo de produtos, (Ex.: redução do IPI dos automóveis) ou uma região beneficiada com incentivos fiscais (Ex.: Manaus-AM). Um município pode doar terrenos para a instalação de novas empresas ou, ainda, a construção de uma grande obra pública pode influenciar os preços dos imóveis de uma cidade ou bairro (Ex.: a construção de uma ponte para ligar duas margens de um rio).

Econômicos: as oportunidades econômicas estão relacionadas com o desenvolvimento econômico de uma região e país, pois estamos num processo contínuo de globalização. São elas: o crescimento da economia, estabilidade da economia, aumento do poder aquisitivo da população, principalmente, das classes C e D e a baixa dos juros que tem incentivado a aquisição de produtos que antes não eram consumidos por todas as classes sociais. Consequentemente, você empresário vai ter a oportunidade de aumentar o faturamento (vender mais) e haverá necessidade em contratar novos funcionários e treiná-los, por exemplo.

Nota-se que uma sociedade mais liberal também representa uma fonte maior de oportunidades que uma sociedade mais conservadora. Assim, percebe-se que de acordo com as características do grupo de consumo teremos diferentes tipos de oportunidades.

Depois de analisar o seu perfil e fazer a análise do macroambiente do seu novo empreendimento surgirão algumas boas ideias com maior potencial de retorno econômico que merecerão uma análise mais profunda. Após escolher a melhor oportunidade de mercado você vai fazer um plano de negócio com as seguintes etapas:

1 Quais são as oportunidades de mercado que você identificou?

2 Informações sobre a nova empresa: marca, posicionamento e segmentação;

3 Quais são os produtos/serviços que serão comercializados?;

4 Quem serão os seus concorrentes?;

5 Qual o seu público-alvo: hábitos dos consumidores?;

6 Recursos humanos: funcionários;

7 Marketing e vendas: ponto comercial, qual a melhor marca, ferramentas de comunicação;

8 Finanças: fluxo de caixa, capital de giro, custo fixo (qual o capital necessário para o investimento?).

Após a elaboração das três etapas você terá um diagnóstico completo do seu novo negócio e, com isso, terá condições de avaliar os riscos que investimento trará e o tempo de retorno do capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

A arte de encantar audiências

Livro: Super apresentações: como vender ideias e conquistar audiências Autores: Joni Galvão e Eduardo Adas (adaptado) Como fazer uma apresentação surpreendente? Diagnóstico:

plugins premium WordPress Rolar para o topo