Empreendedorismo

MARKETING SUSTENTÁVEL ou VERDE

Facebook
WhatsApp
Email

Por Andréa Cordeiro

Marketing pode ser definido de uma maneira simples como todas as ações promovidas pelas empresas com o objetivo de aumentar as suas vendas e agregar mais valor a sua marca ou produto/serviço.

Assim, o Marketing Sustentável ou Verde é uma estratégia adotada com o objetivo de criar vantagens competitivas que gerem benefícios sociais, econômicos e ambientais tanto para a organização quanto para a sociedade.

Por isso, o século 21 ficará marcado na história da humanidade como um divisor de águas, pois o processo desenvolvimentista desencadeado a partir da revolução industrial pautado no consumismo e supervalorizando o acúmulo de bens, causou um efeito colateral no nosso planeta que pode comprometer a qualidade de vida não só da humanidade, mas de todas as outras formas de vida.

Percebe-se que o desmatamento provocado pelo avanço das cidades e da necessidade de maiores áreas para plantio de alimentos e criação de animais, vem causando um desequilíbrio ecológico que culminou com um aumento na extinção de espécies de animais, vegetais, insetos e microorganismos, além do aquecimento global que está reduzindo o tamanho das geleiras nos polos. Então, forçosamente, mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos que tomar uma decisão quanto ao tipo de vida e planeta que deixaremos para os nossos descendentes, pois já há alguns anos percebe-se sinais que o planeta já não suporta mais a quantidade de poluentes gerados pela atuação do homem.

Adotar uma estratégia de sustentabilidade na empresa ou marketing sustentável (verde) é demonstrar ao mercado primeiramente a responsabilidade social da organização e o compromisso com a vida. A partir daí, há que se considerar um conjunto de ações que reduzam a emissão de CO2 ou adote-se uma política que vise neutralizar a quantidade de CO2 emitida. Assim, a empresa poderá utilizar materiais reciclados como papel, alumínio, ferro, entre outros ou adotar medidas que diminuam a emissão de gases poluentes ou incentive o plantio de árvores que neutralizem ou minimizem esses gases.

Todas essas ações adotadas servirão como exemplo e deverão ser divulgadas para que a sociedade compreenda que os produtos e serviços daquela empresa/marca têm um diferencial e que o seu consumo além de não agredir o planeta estará minimizando os efeitos nocivos do CO2, por exemplo. Assim, optar por consumir produtos e serviços sustentáveis será cada vez mais importante, fazendo com que cada vez mais se adotem políticas públicas voltadas para tais práticas e os consumidores hão de preferir as marcas verdes em detrimento das marcas que não adotarem práticas sustentáveis.

Vamos à prática:

Antes de decidir utilizar o marketing sustentável na sua empresa é preciso que você analise o seu cenário, levante todas as informações econômicas, as mercadológicas e comportamentais, que podem impactar seu negócio positivamente ou negativamente como: taxa de juros, acesso a crédito, inadimplência no comércio, comportamento de compra das pessoas por produtos sustentáveis, preocupação com o meio ambiente, entre outros.

 Agora vamos imaginar que você é dono de uma pequena papelaria na Ceilândia-D.F. e que os produtos que você mais vende são as resmas de papel A4 e os lápis para colorir, pois são produtos que todas as escolas solicitam na lista do material escolar no início do ano letivo.

Você também tem percebido que o consumidor brasiliense é bastante exigente e que tem aumentado ao longo dos anos a preocupação em consumir marcas chamadas verdes ou ecológicas. Assim, resolveu usar o marketing verde na sua papelaria. O primeiro passo foi entrar em contato com vários fornecedores de resmas e descobrir qual o melhor fornecedor de resmas recicladas e, posteriormente, se o preço para comercializar o novo produto valia a pena. O segundo passo foi procurar fornecedores de lápis de colorir que fossem produzidos com madeira 100% reflorestada. Aí descobriu as marcas Report (Grupo Suzano) para comprar as resmas e a Faber Castell para comprar os lápis da linha Eco. Mas, não parou por aí, pois você conseguiu com os novos fornecedores displays (prateleiras) para colocar todos os produtos em evidência dentro da sua loja e, em seguida, promotores de vendas para apresentar os novos produtos e suas vantagens aos seus clientes.

Mas, você percebeu que poderia fazer mais pelo meio ambiente. Foi aí que resolveu reunir todos os seus funcionários para explicar a importância de preservar o meio ambiente. Então, se iniciou dentro da sua loja algumas mudanças. Substituição de copos descartáveis por copos de vidro no uso diário, uma campanha de redução no consumo de água e energia, utilizar no escritório papel rascunho ou reciclado quando for um documento mais importante. Decidiu ainda inovar um pouco como empresário. Fez uma parceria com um viveiro de plantas, pois teve uma grande ideia: toda compra efetuada na sua papelaria acima R$ 100,00 (cem reais), por exemplo, o cliente vai receber uma muda de ipê amarelo ou flamboyant para plantar em um lugar amplo. Assim, você vai surpreendê-los e estará fazendo a sua parte como empresário consciente.

Referências Bibliográficas
Livros:

FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho. BORDA, Gilson Zehetmeyer. Gestão da Comunicação e Responsabilidade Socioambiental: Uma nova visão de marketing e comunicação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2009.

KOTLER, P. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Internet:

www.akatu.org.br (http://www.akatu.org.br/Tags/Sustentabilidade) Acesso: dia 07 de novembro de 2017

www.globo.com (http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/posts/2011/09/22/mais-de-60-dos-micro-empresarios-sao-preocupados-como-meio-ambiente-407000.asp) Acesso: dia 07 de novembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

A arte de encantar audiências

Livro: Super apresentações: como vender ideias e conquistar audiências Autores: Joni Galvão e Eduardo Adas (adaptado) Como fazer uma apresentação surpreendente? Diagnóstico:

plugins premium WordPress Rolar para o topo