Autoconhecimento

Envelheci. E agora?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Por Andréa Cordeiro

Publicitária, Especialista em Gestão Empresarial, Mestre em Mercado de Luxo, Consultora na área de Comunicação, empresária, mulher e mãe da Maria Beatriz.

Iris Apfel - blogueira 96 anos

 

Você se prepara para ele?

Qual é o segredo da bela velhice?

Há sempre questionamentos sobre o segredo de envelhecer e uma das chaves para se envelhecer bem e se PREPARAR fisicamente, emocionalmente, financeiramente, para essa NOVA etapa da vida é TER um PROJETO de VIDA, um propósito.

A Professora da Universidade Federal do Rio de janeiro e pesquisadora Mirian Goldenberg, colunista do Jornal Folha de São Paulo, perguntou para 1.700 pessoas com mais de 80 anos, e as pessoas responderam:

As mulheres:

·         Tem uma liberdade que nunca tiveram;

·         Não se preocupam com a opinião dos outros;

·         Continuam tendo liberdade;

·         Tem tempo para o amor (netos e filhos), mas lhes falta um PROJETO de VIDA.

Os homens:

·         Continuam tendo liberdade;

·         Eles gostam de ter mais tempo;

·         Tem tempo para o amor (netos e filhos), mas lhes falta um PROJETO de VIDA.

Não podemos esquecer que:

 Está NOVA geração é a geração ageless: sem idade.

Só envelhece quem não tem vontade de viver, quem não tem sonhos, quem não faz planos. Qual é o teu PROJETO de VIDA?

Iris Apfel, a linda senhora da foto acima é reconhecida internacionalmente por seus trabalhos como decoradora da Casa Branca, Iris, no auge dos seus 96 anos, tornou-se ícone no mundo da moda após ser o tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York.

Você costuma pensar no futuro?

Pense comigo: o tempo passa tão depressa! O dia a dia nos consome e quase que como um passe de mágica chegou o dia que paro e penso: envelheci!

Mas, entendo que idade é questão de ponto de vista para muitas pessoas, pois se tiverem saúde, normalmente tem disposição para viver e muitos vivem intensamente. Há equilíbrio profissional, emocional, espiritual e familiar. Continuam trabalhando, viajando, se divertindo, muitos fazem exercícios, fazem novos amigos e curtem a família. São gratos pela vida e por todo o aprendizado. Então, a decisão de como envelhecer tem que ser tomada agora.

70% do que vamos colher em nossa velhice (positiva ou negativamente) tem a ver com as escolhas de quando éramos jovens. Mas, não podemos esquecer que muitas doenças aparecem com o passar da idade e quando se adoece TUDO muda. As limitações físicas são maiores e há cuidados específicos quando não há saúde.

#dicaparaumabelavelhice

Não enxergar a velhice como um castigo;

O bom humor fará diferença ao longo da vida;

Viver a vida de maneira positiva traz melhor qualidade de vida no presente e no futuro.

Respeite-se!

Seja a sua melhor versão!

A cada ano 700 mil pessoas ultrapassam a barreira dos 65 anos. Há 15 anos os mais velhos têm promovido uma revolução de costumes. Passaremos em poucas décadas de 12 para 30% da população acima de 65 anos, segundo o IBGE. A longevidade aumentou comparado ao século XX e, com isto, o papel que o idoso tem na sociedade também, pois ele tem ficado mais tempo no mercado de trabalho, muitos fazem exercícios físicos, muitos passam a ter o entendimento da boa alimentação e DESEJAM diariamente ser FELIZES, segundo o documentário da Globo News – Os Novos Velhos.

Nota-se que a maioria ainda quer construir algo. Pode e deve se reinventar! Há desafios físicos, mas optam em seguir em frente. Eles mudaram a maneira de encarar a vida e a morte. TUDO é encarado com mais leveza nessa geração que nasceu no século passado (déc. 50/60).

O maior símbolo mundial da bela velhice é com certeza Mick Jagger. Aos 74 anos teve o seu 8º filho em 2015, tem 05 netos e 01 bisneto. Profissionalmente ativo e feliz. Ele continua exercendo com maestria a sua profissão. A morte está longe dos seus planos. Vive todos os dias com determinação e entusiasmo. Ele se exercita muito para dar conta dos shows e vence as limitações da idade. Encara as dores físicas como mais um obstáculo vencido. A idade pesa, mas por ter saúde, encara cada nova idade como um presente e segue vivendo a sua VIDA da melhor maneira.

As pessoas tem exercido a VIDA de maneira satisfatória. A reinvenção de si mesmo, buscar NOVAS oportunidades e transformar-se são objetivos de VIDA para a maioria dos idosos brasileiros.

 

 

 

Outros Posts

A arte de encantar audiências

Livro: Super apresentações: como vender ideias e conquistar audiências Autores: Joni Galvão e Eduardo Adas (adaptado) Como fazer uma apresentação surpreendente? Diagnóstico:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMO ELA CONSEGUE

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no blog?
Deixe seu e-mail que conto pra você sempre que houver
NOVIDADES!!!

Copyright© 2019 | Todos os direitos reservados a Como Ela Consegue

Design: h5 Criativo

%d blogueiros gostam disto: