Autoconhecimento

Envelheci. E agora?

Facebook
WhatsApp
Email

Por Andréa Cordeiro

Iris Apfel - blogueira 96 anos

Você se prepara para ele?
Qual é o segredo da bela velhice?

Há sempre questionamentos sobre o segredo de envelhecer e uma das chaves para se envelhecer bem e se PREPARAR fisicamente, emocionalmente, financeiramente, para essa NOVA etapa da vida é TER um PROJETO de VIDA, um propósito.

A Professora da Universidade Federal do Rio de janeiro e pesquisadora Mirian Goldenberg, colunista do Jornal Folha de São Paulo, perguntou para 1.700 pessoas com mais de 80 anos, e as pessoas responderam:

As mulheres:

·         Tem uma liberdade que nunca tiveram;

·         Não se preocupam com a opinião dos outros;

·         Continuam tendo liberdade;

·         Tem tempo para o amor (netos e filhos), mas lhes falta um PROJETO de VIDA.

Os homens:

·         Continuam tendo liberdade;

·         Eles gostam de ter mais tempo;

·         Tem tempo para o amor (netos e filhos), mas lhes falta um PROJETO de VIDA.

Não podemos esquecer que:

 Está NOVA geração é a geração ageless: sem idade.

Só envelhece quem não tem vontade de viver, quem não tem sonhos, quem não faz planos. Qual é o teu PROJETO de VIDA?

Iris Apfel, a linda senhora da foto acima é reconhecida internacionalmente por seus trabalhos como decoradora da Casa Branca, Iris, no auge dos seus 96 anos, tornou-se ícone no mundo da moda após ser o tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York.

Você costuma pensar no futuro?

Pense comigo: o tempo passa tão depressa! O dia a dia nos consome e quase que como um passe de mágica chegou o dia que paro e penso: envelheci!

Mas, entendo que idade é questão de ponto de vista para muitas pessoas, pois se tiverem saúde, normalmente tem disposição para viver e muitos vivem intensamente. Há equilíbrio profissional, emocional, espiritual e familiar. Continuam trabalhando, viajando, se divertindo, muitos fazem exercícios, fazem novos amigos e curtem a família. São gratos pela vida e por todo o aprendizado. Então, a decisão de como envelhecer tem que ser tomada agora.

70% do que vamos colher em nossa velhice (positiva ou negativamente) tem a ver com as escolhas de quando éramos jovens. Mas, não podemos esquecer que muitas doenças aparecem com o passar da idade e quando se adoece TUDO muda. As limitações físicas são maiores e há cuidados específicos quando não há saúde.

#dicaparaumabelavelhice

Não enxergar a velhice como um castigo;

O bom humor fará diferença ao longo da vida;

Viver a vida de maneira positiva traz melhor qualidade de vida no presente e no futuro.

Respeite-se!
Seja a sua melhor versão!

A cada ano 700 mil pessoas ultrapassam a barreira dos 65 anos. Há 15 anos os mais velhos têm promovido uma revolução de costumes. Passaremos em poucas décadas de 12 para 30% da população acima de 65 anos, segundo o IBGE. A longevidade aumentou comparado ao século XX e, com isto, o papel que o idoso tem na sociedade também, pois ele tem ficado mais tempo no mercado de trabalho, muitos fazem exercícios físicos, muitos passam a ter o entendimento da boa alimentação e DESEJAM diariamente ser FELIZES, segundo o documentário da Globo News – Os Novos Velhos.

Nota-se que a maioria ainda quer construir algo. Pode e deve se reinventar! Há desafios físicos, mas optam em seguir em frente. Eles mudaram a maneira de encarar a vida e a morte. TUDO é encarado com mais leveza nessa geração que nasceu no século passado (déc. 50/60).

O maior símbolo mundial da bela velhice é com certeza Mick Jagger. Aos 74 anos teve o seu 8º filho em 2015, tem 05 netos e 01 bisneto. Profissionalmente ativo e feliz. Ele continua exercendo com maestria a sua profissão. A morte está longe dos seus planos. Vive todos os dias com determinação e entusiasmo. Ele se exercita muito para dar conta dos shows e vence as limitações da idade. Encara as dores físicas como mais um obstáculo vencido. A idade pesa, mas por ter saúde, encara cada nova idade como um presente e segue vivendo a sua VIDA da melhor maneira.

As pessoas tem exercido a VIDA de maneira satisfatória. A reinvenção de si mesmo, buscar NOVAS oportunidades e transformar-se são objetivos de VIDA para a maioria dos idosos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo