Autoconhecimento

Ansiedade – mal do século

Facebook
WhatsApp
Email

12-sinais-ansiedade

O que é ansiedade. Como burlá-la?

Sabe aquele momento que o teu coração aperta, que ele acelera e que você se sente irritado e até angustiado? Pois é, já se sentiu assim? Claro que já, né?!

Ela é uma emoção normal e pode ser boa ou ruim! Espera! Eu tenho certeza que você disse agora: Sério?! Boa???? Nunca!!!! Pasme! Ela pode ser boa sim!

Você sabe qual é esse sentimento?

Ela é boa quando eu:

– vou encontrar alguém;

– quando antecede uma viagem de férias;

– quando eu vou a um show;

– quando eu for dar a luz.

Percebam que TUDO depende da situação e do momento!

Vou compartilhar a maior experiência da minha VIDA. Quando eu fui dar a luz a minha filha ela quase me consumiu. Quase enlouqueci! Era uma sensação tão intensa que eu contava os segundos para que tudo acontecesse agora!

Quando foi que você se sentiu assim? Sei que ela nos invade sem a nossa permissão. Chega tão de repente que quando nos damos conta ela está dentro de nós, está dentro do nosso coração e da nossa mente. É tudo tão rápido!

Mas, ela pode ser ruim! Essa invasão pode ser avassaladora a ponto de se tornar uma doença. Uma das doenças do século que enche os consultórios médicos. E porque mesmo?

Nós vivemos uma rotina bem diferente do século passado não é mesmo?! As relações humanas mudaram: a relação com o trabalho, à relação com o consumo, à relação com as atividades cotidianas se tornaram tão intensas que nos envolve mais e mais a cada dia. Todos os dias, nos preocupamos em dar conta de tudo que nos comprometemos. Ufa! Que correria! O tempo não para! As horas não são suficientes para TUDO que almejamos para a nossa VIDA. Não é assim que você se sente?! E como resolver?

E aí você já descobriu do que estamos falando? Eu sei que ela invade muitas vezes você e nem sempre ela é uma sensação boa e quase sempre você não sabe como lidar com ela não é mesmo?!

A melhor maneira de encará-la de frente é a partir do autoconhecimento.

E como faz se estamos sempre enxergando fora de nós não é mesmo?! E o que queremos conquistar?! O sucesso, a fama, o dinheiro, a felicidade, o amor, a estabilidade, a lista pode ser gigantesca. Agimos o tempo inteiro como se TUDO aquilo que almejamos estivesse tão longe de nós. Vale a reflexão!

Por isso, o significado de autoconhecimento é:

“Conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos e inclinações.”

Vamos traduzir?!

O autoconhecimento é estar consciente de quem você é na essência e, principalmente, ter consciência dos pensamentos, emoções, sentimentos e ações.

Sabe aquela sensação de MEDO que você sente vez ou outra? Pois bem! Quando nos conhecemos intimamente nós sabemos o motivo de sentirmos o medo. Nós não só identificamos, nós o estancamos, não deixamos ele tomar conta de nós. É uma sensação libertadora ter essa noção e saber o que deve fazer para mudar a frequência, mudar a energia.

Herman Hesse (escritor alemão) – ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, em 1946 um dia disse: “A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo”.

Você está se perguntando como fazer isso não é mesmo?

Mudar hábitos antigos por NOVOS é uma tarefa que requer disciplina e força de vontade. Mas, você pode ler, meditar, e o mais importante: refletir sobre os sentimentos que sente diante de alguma situação. Lembre-se: o autoconhecimento requer treino diário. É uma decisão! O autoconhecimento nos transporta para um outro EU. Um EU mais consciente e preparado para as adversidades da vida.

E você está preparado para esse novo momento?

Tratar a ansiedade é tratar o mal do mundo moderno!

Que tal você se perguntar o motivo de ficar ansioso?

Será que você pensou que está sempre preocupado com algo e por este motivo a ansiedade toma conta de você?! E que vive no FUTURO antecipando as coisas.

A preocupação é um aspecto do MEDO. Medo que as coisas não saíam como gostaríamos. Quando sentimos MEDO liberamos adrenalina e é ela que nos coloca em movimento e nos ajuda a agir a tempo. A adrenalina é uma substância que nosso corpo libera quando sente que há algum perigo. É neste momento que ansiedade desperta. A percebemos e mesmo dizendo a ela para ir embora, ela permanece dentro de nós. Aí travamos uma batalha psicológica! De um lado a ansiedade que libera adrenalina que é o seu alimento, de outro a vontade de não sentir a ansiedade dentro de mim.

A ansiedade pode ser agressiva a ponto de sentirmos o nosso coração paralisar, a nossa garganta ressecar e mais: parece que a ansiedade está devorando o nosso cérebro. Ela nos enlouquece! Você já se sentiu assim? É um horror! Uma sensação descontrolada que pode nos prejudicar mentalmente e fisicamente. A ansiedade pode ser tratada com terapia e remédios.

Por isso esse assunto está na MODA! Somos uma sociedade ansiosa. Não existe quem nunca tenha se sentido ansioso. Por este motivo, médicos e psicólogos têm travado uma batalha para o mal do mundo moderno.

É importante destacar que ansiedade não é doença e, sim, uma defesa e está presente desde a pré-história e faz parte da evolução humana.

Freud foi o primeiro a falar sobre ansiedade no final do século XIX. Mas, foi o austríaco Aubrey Lewis, em 1967, que descreveu a ansiedade que entendemos hoje. Ele disse: “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”. Então, a ansiedade é um sentimento que sentimos a partir de algo que pode acontecer.

Você está se perguntando o motivo de ser tão ansioso e o seu colega que senta ao lado de você na empresa que trabalha ser tão calmo? A resposta pode ser a sua genética, pois há pessoas que têm predisposição a ter ansiedade ou na maneira que leva a VIDA. Os especialistas dizem que há outros fatores geradores de ansiedade: ser mulher devido aos hormônios e o social, por exemplos, as mulheres expressam mais os seus sentimentos e os homens são educados para dar conta de TUDO sem ajuda.

Saber lidar com as preocupações do dia a dia se tornou algo desejado por muitos. Se sentir ansioso não é uma sensação na maioria das vezes querida pelas pessoas do mundo moderno. Antes a ansiedade surgia de fatores externos, por exemplo, uma guerra, hoje, por nós mesmos. Ter o melhor emprego, ter um melhor salário, ter o corpo da revista de moda, ter o parceiro perfeito. Utopia? Talvez! E se alcançarmos TUDO isto, ficamos ansiosos e com baixa autoestima.

Do século 18 até hoje evoluímos e mudamos. Vivemos um período de acesso à informação e escolha. A velocidade que a informação corre o mundo é surreal e acontece de maneira instantânea. Ficamos ansiosos se ficamos sem o celular. Ficar sem acesso a internet é algo impensável para a maioria de nós. Estar por dentro de TUDO se tornou uma neurose para a maioria e isto também causa ansiedade.

Não se preciptite! Nem toda preocupação é caso para fazer um tratamento com medicamentos, por isto, o autoconhecimento é tão importante. O maior desafio é descobrir o real motivo da inquietação. Se a inquietação estiver no futuro, a sensação não vai passar!

O pensamento positivo é uma outra estratégia para burlar a ansiedade. Pensar que TUDO vai dar certo, minimiza o pensamento negativo, a preocupação, e, consequentemente, a ansiedade.

O pensamento positivo transforma! É uma decisão enxergar o copo metade cheio ou metade vazio. Decidir pensar que TUDO dará certo faz toda a diferença, pois a autoconfiança MOVE montanhas. É uma estratégia que pode ser usada por qualquer pessoa. E deve ser usada, pois funciona dizem os especialistas.

No dia a dia, os problemas surgem e o que devemos fazer é olhar para eles de frente com coragem e fé. Isto mesmo, todas as situações da vida podem ser modificadas. Reprogramar o pensamento é um exercício diário e necessário para que você se sinta melhor, mais animado, mais apto a vencer qualquer obstáculo.

Você deve está pensando que não é fácil não é mesmo?! Não é fácil e NÃO é impossível. É TUDO uma questão de disciplinar a MENTE. Então, opte por mentalizar a saúde, o amor, a prosperidade, a VIDA! Uma dica para pensar diariamente: eu quero, eu posso, eu vou conseguir. O segredo é acreditar! A mente nos move para o caminho certo pode ter certeza! Concentre-se no que vai te fazer ficar feliz!

Pensar positivo significa contaminar o mundo ao teu redor com AMOR!

Eu sei que sentimos MEDO de não sermos felizes, medo de fracassar e medo de não termos condições de suprir as necessidades e desejos do mundo capitalista. E é neste momento que o pensamento positivo entra em cena, pois ele transforma o MEDO em possibilidade real. Eu não estou afirmando que o pensamento positivo vai te dar TUDO que deseja do mundo capitalista, por exemplo, eu estou afirmando que o pensamento positivo te impulsiona para a direção certa. O equilíbrio é o caminho!

O Nelson Madela, caminhou a sua trajetória aplicando o espírito de Ubuntu que significa uma sociedade sustentada pelos pilares do Respeito. Solidariedade.
Cortesia. Compartilhamento. Partilha. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Este é um fundamento que articula um respeito básico pelos outros.

Percebe-se que a ideia é compartilhar boas energias, bons pensamentos e boas atitudes.

Viva a VIDA com mais leveza e entusiasmo! Ela vale a pena ser vivida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo