Autoconhecimento

Construa a sua FELICIDADE

Facebook
WhatsApp
Email

felicidade 2

A felicidade não depende apenas do status social, dos bens, da religião ou da beleza física. Ela PODE e DEVE ser construída diariamente, segundo os especialistas. Entender os fundamentos da felicidade e do bem-estar é um movimento que tem feito parte do mundo moderno há algumas décadas. A cada NOVO ano inúmeras pessoas têm buscado o caminho para a felicidade e a cada novo mês há NOVOS lançamentos de livros com títulos sobre o tema em todo o mundo. Todos têm o mesmo objetivo: ensinar como sermos felizes. Será que é utopia? Será que conseguimos alcançar a felicidade?

No Documentário: “Happy: documentário para a genuína felicidade”, alguns especialistas expuseram teorias, percepções e exemplos de países ou comunidades que vivem felizes.  Um deles afirma que somos compostos por um tripé, uma combinação de: genética que equivale 50%, 10% são as circunstâncias da vida (emprego, dinheiro, status social, saúde) que equivale 10% e a nossa liberdade equivale a 40%. Outro cita um país no Sul da Índia que segue um caminho diferente dos países em desenvolvimento. Pasme! Não dão prioridade ao crescimento econômico e sim a FIB (felicidade interna bruta). O Governo tem a preocupação e o objetivo de manter a população feliz. Um outro exemplo é a Dinamarca. Lá tem uma comunidade onde vivem diversas famílias juntas e algumas responsabilidades do dia a dia são compartilhadas entre todos os moradores. O foco é cooperação e não competição. Uma nova maneira de viver a VIDA.

Para um dos pioneiros da Psicologia Positiva, Martin Seligman (Ex-Presidente da Associação Americana de Psicologia), entender as emoções, averiguar o processo, as dinâmicas e as situações é imprescindível para definir o caminho para a felicidade. Ele acredita que há três dimensões específicas que nos direciona a FELICIDADE:

1 Ter uma vida prazerosa. Imagino que você se perguntou o que isto significa. Não é mesmo?!

Significa cultivar emoções positivas e duradouras e encontrar um equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro. E como achar este equilíbrio? Devemos agradecer, perdoar o que aconteceu no passado, saber lidar com as emoções negativas do presente, encontrar novas formas de ser feliz, olhar o futuro com esperança e otimismo.

2 Construir uma vida boa a partir das nossas virtudes.

3 Ter uma vida significativa executando o exercício da bondade. Cooperação e altruísmo são as palavras-chave para exercitar a bondade e entregar energias positivas para mudar a vida dos outros ao nosso redor e a nós mesmos.

Mas, há outras maneiras ou guias que especialistas acreditam que se seguirmos vamos alcançar a tão sonhada FELICIDADE. São 07 os passos que devemos seguir.

Primeiro precisamos entender que ela não aparece como em um passe de mágica. Ela é construída e desejada!

1 O passado é um obstáculo. Não podemos mudá-lo. Mas, podemos decodificá-lo. E não podemos esquecer que o presente vira passado em três segundos, segundo Daniel Kahneman, outro psicólogo obcecado pelo tema felicidade. Então precisamos multiplicar as boas lembranças. E ele não para por aí: dar dicas do que fazer:

– dividir as férias em pequenas férias. Ele afirma que no futuro teremos mais recordações sobre as férias;

– gastar o dinheiro com experiência e não com produtos. As experiências ficam guardadas na memória;

– não preocupar com os momentos ruins da vida, aos poucos o cérebro vai transformar estes momentos e eles se tornarão menos ruins;

– mude a sua rotina. Troque o transporte que vai para o trabalho, troque o caminho que vai para o trabalho, almoce com um amigo, brinque com o seu filho em um lugar diferente. Lembre-se: TUDO vira memória;

– deixe o prazer para o final do dia. As reuniões chatas e longas, as conversas sérias com uma amiga ou com o namorado, por exemplo, devem ser discutidas durante o dia e nunca perto da hora de dormir. Assim, dormirá em paz e isto não tem preço.

2 Medite! Ela é um bálsamo para a MENTE.

A meditação é uma das maneiras de buscar autoconhecimento. Nessa correria que vivemos hoje em dia, ficamos muitas vezes esgotados mentalmente e espiritualmente e este esgotamento é uma das epidemias do mundo contemporâneo. Ela nos atrapalha no dia a dia, por isso, precisamos identificar o motivo que nos sentimos estagnados, e qual é o propósito da minha vida.

A meditação modifica a maneira de enxergarmos a VIDA e, consequentemente, podemos aplicá-la a nossa vida profissional.  Buscar o autoconhecimento por meio da meditação é entender os nossos verdadeiros anseios pessoais. Estar alguns minutos por dia com nós mesmos não é perda de tempo. É uma viagem interna que nos observamos. Silenciamos a nossa MENTE! É necessário não é mesmo?! Pois bem, a prática da meditação se traduz em uma jornada de reflexão e aprendizado.

Mas, como começar a meditar? Primeiro precisar estar ciente que a concentração no início do processo será mais difícil, pois muitos pensamentos vêm e vão. Deixo-os vir! Mas, concentre-se na respiração. E não desista! Todos os segundos que se perceber disperso, volte a sua atenção para a sua respiração. Aos poucos a meditação o corpo e a mente estarão mais familiarizados com a prática da meditação.

Imagino que você esteja se perguntando quais são os benefícios da meditação. Não é mesmo?!

Diminui o estresse e a ansiedade do dia a dia. Com a meditação você terá consciência de si mesmo e abrirá espaço para a MENTE trabalhar com leveza e tranquilidade. Conhecer as nossas emoções é outro benefício da meditação. Mas, não é de uma hora pra outra que você vai perceber os benefícios. Vai demorar um tempo para ter consciência de si mesmo. Quando acontecer os resultados, será imediato.

Para meditar é preciso ter coragem, foco e paciência. Esse novo hábito precisa de tempo para que você sinta a diferença na tua vida e quando acontecer você será uma pessoa mais confiante, mais forte e mais corajosa.

3 Concentre-se no que faz

A ideia é se concentrar inteiramente em TUDO que você fizer, assim o ônus dessa concentração é ter clareza mental e, consequentemente, você vai se sentir feliz e completo.

4 Pensamento Positivo

Existem momentos bons e ruins no nosso dia a dia e é natural tê-los. A estratégia que devemos usar é nos recuperar das adversidades o mais rápido possível. É uma escolha, entende?!

É a velocidade da superação dos problemas que vai determinar a tua felicidade. Faz sentido?!

As emoções positivas nos faz sentir uma alegria, prazer, entusiasmo, motivação. As emoções negativas nos faz sentir tristeza, desânimo, dor, medo, angústia. Qual das emoções você quer permanecer sentindo? Tenho certeza que você vai responder que é óbvio que seja as emoções positivas, então, está na hora de mudar o hábito quando acontecem as emoções ruins. A ideia é senti-la, entendê-la, refletir o motivo de sentir aquelas emoções ruins e reagir! Querer sair daquela baixa frequência é a chave para mudar as sensações que não deseja sentir.

5 Gratidão

Muitas pessoas passaram a usá-la há poucos anos e diferente da maneira que é utilizada, com posts para mostrar as viagens e ostentar a compra de algum produto, ela é um palavra que nos faz bem. A gratidão pela saúde que temos, pelo dia lindo que está fazendo, ou pelo nascimento de um filho, é com certeza motivo para agradecer. Mas, agradecer quem?! Ao universo e quem acredita, a Deus. Agradecer nos traz consciência da VIDA!

6 Cultive as boas amizades

Nada é mais importante que as pessoas que você gosta. Somos seres sociáveis! Estamos o tempo todo em contato com pessoas e elas são importantes para compartilharmos a vida.

7 Viva em PAZ

Com a ansiedade que muitos de nós sentimos essa paz é quase rara. A nossa cabeça não para! Está cheia de obrigações, deveres, cobranças! Assim, para conquistarmos e para garantirmos que ela faça parte da nossa vida é necessário que exista equilíbrio na sua vida – trabalho e vida pessoal (família, amigos, espiritualidade, lazer, natureza).

Para sermos felizes devemos construir valores:

  • foco no momento presente;
  • amor incondicional por si mesmo;
  • valorizar o que temos; e
  • agradecer.

Ah, agradecer!!!! É uma palavra mágica e devemos entregá-la para o universo SEMPRE, assim, coisas boas acontecem em nossas vidas. Assim, eu acredito!
Sejamos felizes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo