Empreendedorismo

Atitude – qual é o propósito da tua vida?

Facebook
WhatsApp
Email

muitos ingredientes de sucesso e eles podem ser seguidos, precisamos ter a consciência que TUDO é uma questão de escolha e que toda não ação terá uma consequência aquém daquela que você deseja. O sonho deve ser perseguido e JAMAIS você deve desistir dele. O que faz uma pessoa ter sucesso? Sorte? Estrela? Merecimento? Persistência? Determinação? Coragem? Fé? Jack Canfield um dos inspiradores do O Segredo e autores de vários best-sellers (Princípios do Sucesso, Jovens com atitude enriquecem mais rápido), traduzidos em diversos países, define algumas ATITUDES que devemos seguir sem perder o FOCO custe quantos nãos receber ao longo do caminho.

REFLEXÃO

A nossa MENTE move montanhas. TUDO depende do olhar, da maneira que enxergamos as coisas. E mais, para ter uma resposta diferente é necessário mudar o caminho!

ATITUDES e DICAS para você AGIR e não desistir:

ATITUDE 01: Assuma 100% de suas responsabilidades na VIDA

#dica01

Abandone as reclamações e as desculpas.

Tudo aquilo que conquistamos ou não conquistamos é o resultado das atividades diárias, das escolhas, do envolvimento físico e dos pensamentos. Não existe mudança sem esforço. Pode acreditar que dará conta ou que não dará conta. Mas, lembre-se: pensar negativamente te paralisa, te impossibilita, te diminui. Podemos fazer qualquer coisa. Somos capazes de MOVER montanhas. Lembra?!

 

 

Lista de Dicas a serem seguidas:

  • FALAR para si diariamente: Sou responsável pela minha qualidade de vida;
  • Eliminar as desculpas;
  • Reconhecer que a desculpa não me ajuda a mudar nem a mim, nem as circunstâncias;
  • Lembrar que os resultados não mentem. A forma mais rápida e fácil de descobrir se algo não está funcionando é ficar atento às consequências dos meus atos;
  • Ficar atento à intuição. Ela fala com você! É um bom sinal que vai te ajudar a evitar consequências indesejadas mais tarde;
  • Ter em MENTE que tenho tudo que preciso para alcançar NOVOS resultados.

ATITUDE 02: Decida o que você quer

Você tem que fazer algumas perguntas para si mesmo. Como consequência, ficará mais fácil seguir um caminho equilibrado.  Então, reflita:

1 Financeiro: quanto quer ganhar?

2 Negócios: o quer realizar? Quem quer se tornar?

3 Objetivos de diversão: quais experiências quer ter?

4 Saúde e boa forma: o que fará? Dança? Nadar? Caminhar?

5 Relacionamentos: identificar que tipos de relacionamentos quer ter com as pessoas e, posteriormente, agir. Quer conviver com pessoas que gostem de natureza, então, procure um passeio/ grupo que faça passeios na natureza, por exemplo.

6 Pessoal: o que você quer fazer para você? Quer escrever um livro? Quer fazer yoga? Quer correr uma maratona? Quer aprender a cozinhar?

7 Contribuição e legado: O que você vai deixar de legado para as pessoas que a cercam? Você pode ser o ídolo de alguém. Não esqueça!

DECIDA o teu objetivo revolucionário! Mas, lembre-se: você tem que trabalhar além de sonhar.

Lista de Dicas a serem seguidas:

  • Precisa estar certo sobre o que quer;
  • Trabalhar a MENTE para seguir o caminho do objetivo revolucionário;
  • Concentre-se no que te motiva;
  • Não abandone o teu sonho! Não viva o sonho do outro. Não faça nada que o outro quer que você faça;
  • Prepare-se: muitas pessoas vão tentar te tirar do FOCO. Fique firme! Acredite! Persista!
  • Escreva em um papel o teu objetivo revolucionário e como irá alcança-lo. Leia-o diariamente e mude, se necessário, as estratégias.

ATITUDE 03: Saiba claramente o motivo de estar aqui

O dia a dia pode nos aprisionar. São tantos afazeres que no fim do dia estamos exaustos e sem coragem para agir de maneira diferente. É um ciclo perigoso, pois, estes afazeres podem nos desviar do objetivo revolucionário e nos levar para um lugar onde não gostaríamos de estar. O que fazer para não nos perdermos ao longo da VIDA? DECIDIR qual é o teu propósito.  Você veio ao mundo para fazer o quê? Lembre-se: o seu propósito dever ser único. Ele não precisa ser complexo, mas deve inspirá-lo a se esforçar para se tornar o melhor que você pode ser.

É necessário criar o hábito de separar uns minutinhos para se enxergar um pouco. A ideia é refletir sobre o que e por que está fazendo o que está fazendo. Nossas atitudes muitas vezes são automáticas. Elas apenas acontecem!  Saber o exato resultado que você busca e agir com um propósito claro aumentará instantaneamente suas chances de conseguir o que quer. Como consequência, você será mais feliz e gastará menos energia.

#dica03 Vamos desenhar o teu propósito? Pega um papel e uma caneta.

Passo 01: liste as palavras que você mais gosta. Exemplo: liberdade, paixão, ajuda, liderança.

Passo 02: Escreva frases ou citações que você gosta e que te inspira.

Passo 03: resuma todas as frases ou citações em apenas duas palavras. Pense: qual é a verdadeira mensagem delas.

Passo 04: liste as suas qualidades. Exemplo: criatividade, determinação, habilidades de liderança.

Passo 05: Escreva o que você faz para evidenciar as tuas qualidades? Exemplo: Animo as pessoas a se esforçarem. Tomo decisões com confiança e assumo o papel de líder.

Passo 06: Analise todos os passos (01 a 05) e faça combinações de palavras, frases e ideias. Por exemplo: “Meu foco e determinação são melhores quando estou na liderança de uma discussão ou atividade em grupo. Gosto de tomar decisões e de assumir o controle”.

Passo 07: Refine o passo 06. Seja objetivo para escrever o teu propósito. Exemplo: “Meu propósito é fazer as pessoas rirem e se sentirem bem para que, assim, elas possam aproveitar a vida e encontrar seus próprios propósitos”.

Lista de Dicas a serem seguidas:

  • Não esqueça: todos nós descobrimos os nossos propósitos em momentos diferentes;
  • Separe um tempo por dia para pensar no que quer da vida;
  • Escolha um propósito que te inspira;
  • Lembrar todas as manhãs o teu propósito;
  • Se não tiver um propósito definido pense nos momentos que você esteve feliz e refletir como estes momentos pode ter mostrar o teu propósito.

ATITUDE 04: Aja como se já tivesse alcançado o teu Propósito

Agir como se já tivesse alcançado aquilo que é querido a partir do coração, frequentemente acontece. TUDO é energia! Então, crie uma imagem nítida do teu futuro. Agir como se já tivesse alcançado é uma técnica. Tenho uma sugestão a fazer a você: convide os seus amigos para criarem uma festa e todos, sem exceção, vão se comportar como se já tivesse alcançado o objetivo revolucionário. Você vai fingir que estão cinco anos mais velhos e, todos com sucesso. Você deve escolher a roupa que combina com o teu sucesso, as conversas, a bebida, o andar. TUDO! Durante todo o tempo que estiver na festa vai fingir ser aquela pessoa que quer ser. Encarne o teu melhor personagem durante a festa. Deve estar se perguntando por que fazer isso? É simples, aumentará a tua autoestima e você vai sentir as emoções do sucesso. Isto vai trazer bem-estar e prazer. Tudo isto vai mudar a maneira que você se enxerga. A festa “Como você será” será inesquecível. E pode apostar: daqui alguns anos vai lembrar que um dia fingiu ser alguém que desejava ser e lhe rendeu muitas risadas à época, e que hoje você é aquilo que tanto almejou. Estar no controle da tua VIDA é mágico.

Lista de Dicas a serem seguidas:

  • Começar a agir como se já tivesse alcançado deve começar hoje;
  • Agir como se já tivesse alcançado em todos os momentos do teu dia a dia. Entregue para o universo a tua imagem de sucesso;
  • Ter a certeza de que você vai alcançar tudo que deseja;
  • Promover a festa “Como você será” com os amigos. Divirta-se! Acredite! Seja o teu melhor personagem durante a festa.

ATITUDE 05: Esteja disposto a pagar o preço

Todos os executivos, atletas, músicos, escritores, um dia não tinham chegado a tão sonhada realização profissional, muitos ou a maioria, passaram anos trabalhando duro dia e noite e sem nenhuma perspectiva. Só tinham em mente e no coração uma única certeza: trabalhar dia e noite poderia lhes trazer sucesso e vencer, mas se não fizer, jamais alcançariam NADA. Preparar para vencer é uma escolha, mas paga-se um preço e ele é alto. O dia tem 24h e trabalhar duro trará a você benefícios no futuro, oportunidades, e durante esse processo de ação, o desconforto aparecerá muitas vezes, tenha foco, acreditar em você é imprescindível. Lembre-se: todos os vencedores um dia já foram iniciantes. Você está disposto a pagar o preço? Terá que dividir as horas para dar conta de fazer o que deseja, haverá sacrifícios, mas TODOS serão vencidos. Ah, peça ajuda a pessoas que já conquistaram aquilo que você deseja. Estas pessoas vão te dar dicas e sugestões do caminho a ser trilhado. Imagino que você pensou: eu posso pedir e a pessoa pode não me ajudar, eu concordo! O não também faz parte do processo de ação, haverá muitos momentos de rejeição, o espírito de luta deve estar vivo diariamente, assim, não desistirá. Mantenha-se corajoso, destemido, alto astral, com fé e persista. No fim, sempre há luz e ela só brilha para quem chega até o fim.

Lista de Dicas a serem seguidas:

  • Perceber que começar é a parte mais difícil, mas logo passa. Respire e tenha foco;
  • Crie estratégias para o dia a dia. Assim, não perderá o foco;
  • Mesmo que tenhamos força, persistência e fé diferente uns dos outros, temos as mesmas 24h. Use-as que maneira organizada e inteligente;
  • Descubra qual o verdadeiro preço que vai pagar para alcançar o teu objetivo;
  • Quando pedir o que deseja as pessoas que já trilharam o caminho que deseja, deve acreditar e esperar que irá receberas orientações que precisa;
  • Peça várias vezes. Receber um “não” não é obstáculo para parar de pedir;
  • Não tenha medo de pedir ajuda. Pode se surpreender positivamente.

ATITUDE 06: Tenha um desempenho consistente mantendo seus olhos no objetivo

Encarar dificuldades durante o processo de ação para alcançar o teu objetivo revolucionário pode ser visto como um dos degraus para chegar ao topo. Claro que ter uma mente positiva é um exercício e que a maioria das pessoas tem o hábito de pensar negativamente, ou acredita que não é capaz de fazer algo, ou que não é merecedor. Para TUDO! Você precisa antes de começar e encarar os desafios dessa trajetória deve acreditar em si mesmo. É o passo mais importante. O segundo passo é tentar quantas vezes forem necessárias. A maior de nossas fraquezas está em desistir, por isto, a maioria não alcança o que sonha. Não esqueça: a disciplina surge quando nos convencemos de que as recompensas valem todos os sacrifícios.

Lista de Dicas a serem seguidas:

  • Quanto mais você persistir, maiores são as chances de alcançar os objetivos;
  • Aceitar que o caminho para o sucesso não será simples e nem fácil;
  • Focar no resultado e não no caminho;
  • Enxergar os problemas como desafios;
  • Exercitar a persistência diariamente.

Por fim, tenha em MENTE: é hora de começar a viver a VIDA que você imaginou!

Boa sorte!

Fonte:

HEALY, Kent. CANFIELD, Jack. Jovens com atitude enriquecem mais rápido. Ed. Universo dos livros. São Paulo, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

A arte de encantar audiências

Livro: Super apresentações: como vender ideias e conquistar audiências Autores: Joni Galvão e Eduardo Adas (adaptado) Como fazer uma apresentação surpreendente? Diagnóstico:

plugins premium WordPress Rolar para o topo