Desafios da Maturidade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

O Brasil é um país que está amadurecendo a passos largos. Em 2016 já éramos o quinto país mais velho no mundo. Em 2020, segundo dados do IBGE, serão 30 milhões de idosos. Um novo momento! Um momento transformador! Encarar essa nova fase para os especialistas é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Aceitar esse novo momento é perceber as mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Ter autonomia a partir dos 60 anos é algo desejado por todos. Mas, nem sempre isso acontece. Dados do IBGE, colhidas em 2015, indicam que 17,3 das pessoas acima de 60 anos apresentam alguma limitação para exercer alguma atividade física, atividades diárias ou cuidar do próprio dinheiro. Então, precisamos pensar na prevenção não é mesmo?! As pessoas precisam mudar alguns hábitos: hidratar (tomar pelo menos três litros de água por dia), ter uma nutrição adequada, controlar o peso, fazer atividade física e ter interação social são ações que beneficiam as pessoas a partir dos 60 anos de idade.

As pessoas precisam pensar em um projeto de vida. A maturidade é uma fase que precisa ser vivida com entusiasmo, com coragem e otimismo. O envelhecimento é inevitável! Há vantagens nessa nova fase: a maturidade te direciona para o caminho que te dá mais prazer, faz o teu coração se sentir em paz, o autoconhecimento te direciona para o teu eu interior, com isso, fica mais fácil resolver questões que antes eram tão complexas, o amor fica aparente quando somos maduros. Entender o que te faz bem é a chave para a felicidade na terceira idade.  Ter autonomia emocional é importante para que o teu caminho seja prazeroso.

Redescobrir as coisas boas da vida é uma questão de tempo e de desejo. Refletir sobre o que gosta, o que quer, e o que te faz acordar todos os dias é muito importante nessa nova fase. Lembre-se: já caminhou até aqui não é mesmo?! Que tal ocupar a mente com algo que te motiva?! Que tal mexer o corpo?! Precisamos independentemente da idade, manter viva a chama da vontade, do desejo, acreditar que é capaz e ousar.

A caminhada da vida nos traz muitos ensinamentos e ter está consciência te redimensiona e faz você se sentir legitimamente vivo. Enxergar a simplicidade da vida nas pequenas coisas nos ajuda a experenciar uma vida mais plena.

Outros Posts

A arte de encantar audiências

Livro: Super apresentações: como vender ideias e conquistar audiências Autores: Joni Galvão e Eduardo Adas (adaptado) Como fazer uma apresentação surpreendente? Diagnóstico:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMO ELA CONSEGUE

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no blog?
Deixe seu e-mail que conto pra você sempre que houver
NOVIDADES!!!

Copyright© 2019 | Todos os direitos reservados a Como Ela Consegue

Design

H5 Logos-2
%d blogueiros gostam disto: