Autoconhecimento

Desafios da Maturidade

Facebook
WhatsApp
Email

O Brasil é um país que está amadurecendo a passos largos. Em 2016 já éramos o quinto país mais velho no mundo. Em 2020, segundo dados do IBGE, serão 30 milhões de idosos. Um novo momento! Um momento transformador! Encarar essa nova fase para os especialistas é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Aceitar esse novo momento é perceber as mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Ter autonomia a partir dos 60 anos é algo desejado por todos. Mas, nem sempre isso acontece. Dados do IBGE, colhidas em 2015, indicam que 17,3 das pessoas acima de 60 anos apresentam alguma limitação para exercer alguma atividade física, atividades diárias ou cuidar do próprio dinheiro. Então, precisamos pensar na prevenção não é mesmo?! As pessoas precisam mudar alguns hábitos: hidratar (tomar pelo menos três litros de água por dia), ter uma nutrição adequada, controlar o peso, fazer atividade física e ter interação social são ações que beneficiam as pessoas a partir dos 60 anos de idade.

As pessoas precisam pensar em um projeto de vida. A maturidade é uma fase que precisa ser vivida com entusiasmo, com coragem e otimismo. O envelhecimento é inevitável! Há vantagens nessa nova fase: a maturidade te direciona para o caminho que te dá mais prazer, faz o teu coração se sentir em paz, o autoconhecimento te direciona para o teu eu interior, com isso, fica mais fácil resolver questões que antes eram tão complexas, o amor fica aparente quando somos maduros. Entender o que te faz bem é a chave para a felicidade na terceira idade.  Ter autonomia emocional é importante para que o teu caminho seja prazeroso.

Redescobrir as coisas boas da vida é uma questão de tempo e de desejo. Refletir sobre o que gosta, o que quer, e o que te faz acordar todos os dias é muito importante nessa nova fase. Lembre-se: já caminhou até aqui não é mesmo?! Que tal ocupar a mente com algo que te motiva?! Que tal mexer o corpo?! Precisamos independentemente da idade, manter viva a chama da vontade, do desejo, acreditar que é capaz e ousar.

A caminhada da vida nos traz muitos ensinamentos e ter está consciência te redimensiona e faz você se sentir legitimamente vivo. Enxergar a simplicidade da vida nas pequenas coisas nos ajuda a experenciar uma vida mais plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

O Sonho para a Psicanálise de Freud

Freud, em 1900, publicou o livro “A interpretação dos Sonhos” e, como consequência, o sonho deixou de ser interpretado como premonição e

plugins premium WordPress Rolar para o topo